Galeria de Fotos

Golias

Visualizações: 324
Por: carlos.couteiro
Zico

Visualizações: 438
Por: PAC600
Simba

Visualizações: 284
Por: PAC600
Lotus

Visualizações: 191
Por: Alexa
A minha Pintinhas

Visualizações: 331
Por: Alexa
Santiago

Visualizações: 379
Por: Vanda Seromenho
Marinho

Visualizações: 327
Por: carlos.couteiro
Isis

Visualizações: 214
Por: jchmp

Autor Tópico: Dicas para ensinar um Papagaio a falar  (Lida 9437 vezes)

Offline jchmp

• Administrador
  • Membro de Platina
  • País: pt
    • Amigos dos Papagaios
Dicas para ensinar um Papagaio a falar
« em: Fevereiro 25, 2011, 08:00 »
Dicas para ensinar um Papagaio a falar

Os papagaios demonstram grande afectividade aos seus donos tal como os cães ou os gatos. São animais muito divertidos com todas as suas piruetas, truques, bailaricos. Para além da sua beleza, a sua capacidade de imitar os sons e as palavras que escutam, deixam-nos maravilhados.

Para ensinar eficazmente o seu pássaro, seguem-se alguns conselhos:

01. As lições não devem demorar mais de 10 minutos. Mais do que isto não servirá de nada pois a ave estará já aborrecida.

02. Devem estar a sós um como outro para que não haja elementos de distracção à volta.

03. Desligue a televisão e o rádio durante as lições.

04. As aves jovens aprendem mais rápido, mas as mais velhas podem também aprender necessitando apenas de mais tempo e paciência.

05. Durante as lições retire da gaiola todos os brinquedos e suporte para alimentos.

06. Não tente ensinar dois papagaios ao mesmo tempo.

07. Comece por palavras ou sons muito simples (um nome por exemplo).

08. Tenha muita paciência e não se dê por vencido facilmente. Depois de aprender a primeira palavra verá que as seguintes serão mais fáceis.

09. O período de treino não tem um tempo fixo. Pode durar semanas como alguns meses. Tudo depende do seu nível de exigência e da capacidade e disponibilidade do papagaio para aprender.

10. Use tons de voz distintos para que se tornem mais agradáveis para o papagaio e deste modo este se sinta mais motivado a repeti-los.

Tenha no entanto consciência, que nem todos os papagaios possuem esta capacidade e isso não significa qualquer deficiência do animal. Se verificar isso na sua ave não force a aprendizagem pois estará a ser contra-natura e poderá provocar situações de alto stress na ave.

Com o tempo, poderá também ensiná-los a destapar objectos, a tocar uma campainha, a descer escadas, etc. Durante as lições, tenha sempre em conta que nunca deve forçar a aprendizagem pois isso resulta normalmente na situação inversa.
Isis e José Carlos

Offline jchmp

• Administrador
  • Membro de Platina
    • Amigos dos Papagaios
Re: Dicas para ensinar um Papagaio a falar
« Responder #1 em: Março 12, 2011, 12:15 »
Vocês usam alguma técnica especial para o efeito? Falem das vossas experiências  :beer1: cheers
Isis e José Carlos

Offline jchmp

• Administrador
  • Membro de Platina
    • Amigos dos Papagaios
« Responder #2 em: Março 15, 2011, 17:03 »
Então ninguém ensina os amigos a falar  ???
Isis e José Carlos

Offline henriquejcg

• Membro de Ouro
« Responder #3 em: Março 16, 2011, 00:02 »

eu bem tento mas descubri que eles aprendem apenas o que minha mulher e filha lhe ensinam  :lol:

Offline jchmp

• Administrador
  • Membro de Platina
    • Amigos dos Papagaios
« Responder #4 em: Março 16, 2011, 00:29 »

eu bem tento mas descubri que eles aprendem apenas o que minha mulher e filha lhe ensinam  :lol:

:icon_lol: :lol:
Isis e José Carlos

Offline Paulo Fernandes

• Membro de Prata
« Responder #5 em: Maio 21, 2013, 08:01 »
Vocês usam alguma técnica especial para o efeito? Falem das vossas experiências  :beer1: cheers

Olá viva amigos, eu pessoalmente não sigo à regra alguns treinos existentes para os nossos amigos no que diz respeito do falar. O que faço é quando ele se coça ou mediante a situação em questão, digo sempre a mesma coisa, ou seja utilizo sempre as mesmas palavras agora para o inicio ele associar, e quando ele está com a cabeça meio curvada com muita atenção e calado ai insisto em algum nome ou palavra, mas não muito, espero 3 segundos e repito a palavra em questão para ele ir apanhando, mas nao faço muitas repetições. Diariamente vou aos poucos tentando apanhar o que ele começa a tentar dizer e na palavra mais proxima de alguma regularmente por mim dita, ai sim repito novamente para ele ir aprofeiçoando a fala.
Confesso que estou a começar a ser um felizardo nesse sentido, tenho o meu cinzento desde o dia 3 de Janeiro deste ano, neste momento ele tem quase 9 meses e já imita assobios como o raspa por exemplo, a gaja boa, entre outros. Palavras já diz muito bem: coça o piolho (quando se coça), Olá, Paulo (o meu nome), Daniel (o nome do meu filho), (filha da ...), antes de fazer as necessidades diz: Cócó, Pato (e faz os sons) cão (e faz os sons). 
Confesso que fiquei surpreendido com a capacidade de aprendizagem dos nossos amiguinhos. Eu já tive um Aestiva em tempos que me fugiu e falava muito bem tambem a diferença que noto é que o verde falava bastante alto , este é mais em tom normal, de resto 5 estrelas tambem.

Um Abraço a todos os participantes deste forum.

Offline madalena

• Membro de Prata
« Responder #6 em: Maio 31, 2013, 00:36 »
A partir de que idade, e que começam a falar? A minha kikas têm 6meses, e imita os assubios que lhe ensinei...
Madalena

Offline Paulo Fernandes

• Membro de Prata
« Responder #7 em: Maio 31, 2013, 08:43 »
A partir de que idade, e que começam a falar? A minha kikas têm 6meses, e imita os assubios que lhe ensinei...

Olá Madalena.
Eles podem até não vir a falar, tudo depende do estimulo à ave ou a outros sintomas. Ainda hoje à conversa com um amigo, ele tem um com 23 anos e apenas diz olá. Eu já tive em tempos um Aestiva que já o comprei a falar com 4/5 meses, o meu começou aos 7 com o primeiro olá súmido, depois foi muito rápido. Não sou entendido nisso mas julgo nao haver tempo estimado para isso, o que posso dizer da minha expriencia pessoal é que quando eles "arrancam" segura-te pois depois não param :)

Offline madalena

• Membro de Prata
« Responder #8 em: Maio 31, 2013, 12:26 »
Pois era o que eu pensava, obrigada
Tenho é  que estimula.la ,...
Madalena

Offline Paulo Fernandes

• Membro de Prata
« Responder #9 em: Maio 31, 2013, 13:55 »
Pois era o que eu pensava, obrigada
Tenho é  que estimula.la ,...

Sem duvida... noto no meu (não sei se é no geral ou não) está mais activo durante a manha e ao final da tarde, dedica-lhe 15 minutos de manha e durante o dia consoante a tua actividade em casa com ele, vai dizendo sempre as mesmas palavras para as tuas acções para com ela e nao só, por ex: de manhã entras na sala (se estiver na sala) e dizes olá, quando saís dizes adeus e acenas com a mão. São pequenos exemplos e ao longo do tempo ela vai associar e começar a dizer sempre que fazes isso, à que ter paciência e dedicação. O meu agora cada vez que quer festas diz coça o piolho e baixa logo a cabeça, é muito giro, uma coisa que já tinha visto aqui da Kikas, é quando vai fazer as necessidades diz cócó, o meu tambem já faz igualzinho, cada vez que veres ela a se agachar dizes cócó, fazes sempre isso sempre que veres e verás que vai dar certo, de preferencia poe-a nesse momento no sitio que queres que faça as necessidades, acredita que com o tempo ela irá lá fazer e diz a palavra, é demoroso mas vai, já noto uma grande melhoria nesse sentido com o meu, e no inicio era sempre roupa, sofás... enfim... lol.
quando bebe agua dizes água, e nesse sentido mais cedo ou mais tarde vais ver resultados.
Espero ter ajudado.

Deixo um video dele que fiz à pouco tempo, a qualidade nao está muito boa devido á compressao do video para conseguir enviar para o forum.
Ps: o nome que ele me chama ao fim leva um PIIIII  lol :)
Cumprimentos

Offline madalena

• Membro de Prata
« Responder #10 em: Maio 31, 2013, 18:19 »
Boas, e exatamente isso que eu faço, mas confesso que eu não tenho todo grandes resultados
A minha kikas tem e personalidades, durante o dia, e hiperativa, a partir das 18h e super querida.  E só quer festas...
Madalena

Offline Paulo Fernandes

• Membro de Prata
« Responder #11 em: Agosto 20, 2013, 18:31 »
Boas, e exatamente isso que eu faço, mas confesso que eu não tenho todo grandes resultados
A minha kikas tem e personalidades, durante o dia, e hiperativa, a partir das 18h e super querida.  E só quer festas...

Olá :) entao já temos alguma evolução da Kikas?
Cumps

Offline madalena

• Membro de Prata
« Responder #12 em: Agosto 20, 2013, 21:59 »
Boas
A kikas é ótima, super Inteligente,
Mas não fala.  Com 8 meses. E ainda nada, mas emita todos os assubios, até imita um mocho , porque fomos de férias e levamo.la, e ela aprendeu.
Super esperta
Madalena

Offline Paulo Fernandes

• Membro de Prata
« Responder #13 em: Agosto 21, 2013, 19:21 »
Boas
A kikas é ótima, super Inteligente,
Mas não fala.  Com 8 meses. E ainda nada, mas emita todos os assubios, até imita um mocho , porque fomos de férias e levamo.la, e ela aprendeu.
Super esperta

É só começar depois não a calas :) não dês importancia, aliás eles não foram feitos para falar ( que é imitar ) mas sem duvida que achamos engraçado isso é uma verdade. o meu com 11 meses já diz muitas palavras, estou a pensar abrir um topico com as palavras que os nossos amigos dizem, nunca com o intuito de competir com nada nem com ninguem mas sim com o objectivo de aproveitar alguns termos ou palavras engraçadas que outros imitem para ensinar aos nossos.
Melhores Cumprimentos a todos e para quem está de ferias... aproveitem pois no meu caso está na recta final.

Offline Tiago69

• Membro
  • *
« Responder #14 em: Setembro 13, 2013, 15:12 »
Quantas vezes podemos fazer  o treino deles?

De manha: 10min
De tarde: 10min
Noite: 10min

Pode ser, por exemplo, esta estratégia ou alteramos alguma delas?
Poderá ser mais tempo ou mais vezes ao dia?

TopSites AvesPT Animal Pets Dogs Cats Birds