Galeria de Fotos

Jacó

Visualizações: 1045
Por:
Kiwi

Visualizações: 1130
Por: PAC600
Reunião de Cinzentos

Visualizações: 1167
Por: PAC600
Ziggy

Visualizações: 935
Por: carlos.couteiro
O meu Jaco e a liberdade

Visualizações: 1044
Por: jose joia
Tibinha

Visualizações: 591
Por:
Isis

Visualizações: 1122
Por: jchmp
Chica solo

Visualizações: 1031
Por: Emanuel Lazzaron

Autor Tópico: truques p/ treino  (Lida 694 vezes)

Offline Susana

• Membro
  • *
  • País: pt
truques p/ treino
« em: Janeiro 19, 2017, 17:54 »
Olá e bom ano 2017 para todos os Amigos dos Papagaios!!

Ofereceram-me um ring neck verde, (não sei se é menino ou menina pois ainda só tem 8 meses). Infelizmente, o antigo dono não tinha um espaço apropriado, pelo que tinha-o em conjunto com outro ring neck numa gaiola de periquito. Como devem calcular, a gaiola era super pequena, pelo que quando veio para mim, tinha uma ferida que apanhava o lado esquerdo até ao bico devido ao stress em que ficou num espaço tao limitado. A gaiola que arranjei para ele é optima, nao sei as medidas, mas já lá consegui por 4 troncos de eucalipto e  alguns brinquedos. Sei que antes de vir para mim, foi ao vet e o mesmo disse que a ferida iria passar se ele estivesse num espaço maior...
Actualmente, consigo dizer-vos que está bem, canta durante o dia, mas sinceramente não o sinto feliz e razão disso é que não estou a conseguir que se afeiçoe a mim. Pelas minhas pesquisas, os ring necks conseguem ser muito dóceis e para começarem a afeiçoar aos humanos (quando não bebés) é um processo lento e que requer paciencia e claro truques, um que vi é 'chantagem' com maças no palito todos os dias até conseguir faze-lo com a minha mão, utilizando-a como poleiro. Ora, eu ponho lá o palito mas ele foge para um canto da gaiola no chão e fica lá. Só volta a subir quando viro costas e se me aproximo da gaiola ele 'petrifica'. O unico momento em que sinto confiança é quando lhe dou ração. É sempre a mesma hora e eu digo-lhe: zoo vamos comer, pelo que consigo enfiar a mão na gaiola tirar o comedouro e voltar a por sem que ele fuja. Já experimentei num destes momentos dar-lhe sementes de girassol, mas assim que direccionei a mão para ele, ele mandou-se para o chão da gaiola, entao nao repeti.
Para desenvolver a fala, sei que se começa com assobios e quando ele conseguir assobiar começar a dizer a mesma palavra centenas de vezes até ele repetir. Sei que ele está em epoca de reprodução, portanto nao sei se os barulhos estranhos que a zoo faz são a responder-me ou a chamar outro passaro, sendo que todos os dias sinto que voltei à estaca zero.

Tenho conhecimento de um sitio que tem uma gaiola, cujo tamanho ocupa 3 lugares de estacionamento e tem várias aves de diferentes especies, sendo esta a minha ultima opçao pois quero vê-lo é saudavel e isso requer felicidade. Mas nao quero desistir para já e gostava de saber se há por ai algum amigo/a que me possa dar umas dicas mais directas, (já corri este site e outros e experimentei diferentes formas).

Obrigada e um bem haja pelo fórum!

Offline carlos.couteiro

• Administrador
  • Membro de Platina
  • País: pt
Re: truques p/ treino
« Responder #1 em: Janeiro 31, 2017, 14:31 »
Olá Susana,

Na verdade os Ring Necks não são das melhores aves para criar uma ligação forte com o dono. Claro que existem excepções... Se tem 8 meses ainda não "passa" por episódios derivados da época reprodutiva, é muito novo para a parte hormonal dar sinais disso...  Quanto ao treino procure por vídeos da Barbara Heidenreich,  é um princípio... Nunca se deve forçar nada, e devemos aprender a ler linguagem corporal da ave, aí é que está a chave de tudo e que permite evitar problemas comportamentais e antecipar movimentos...
Veja o PDF abaixo:

http://peac.org/wp-content/uploads/2010/10/HeidenreichPositiveReinforcementTraining.pdf

Deste também poderás tirar boas ideias:

http://learningparrots.com/blog/training/part-i-on-positive-reinforcement/
Can you Fly? No! But Your Pet Can!!!
Free Flight Rules

TopSites AvesPT Animal Pets Dogs Cats Birds